Ninguém despreze a tua mocidade

 “Ninguém despreza a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 1 Tm 4:12

Deus criou o mundo rico em diversidade, várias espécies de animais, paisagens diferentes ao redor do mundo, até quando cai uma nevasca nenhum floco de neve é igual ao outro. Esta diversidade também se manifesta nas nossas vidas, recebemos dons diferentes, uns cantam bem, outros falam bem, outros são esportistas, outros intelectuais, uns são mais sentimentais, outros mais racionais. Todos nós possuímos algo que outra pessoa não possui, porém existem características que Deus espera de todos nós, sem exceção. Mesmo dentro de toda a diversidade a qual Deus nos sujeitou, nós temos um padrão de fidelidade a Deus.
Paulo, inspirado por Deus, nos fala deste padrão neste verso, que não se aplica só aos jovens, mas a qualquer que queira agradar a Deus.
Timóteo era um jovem que havia sido deixado por Paulo para cuidar da igreja em Éfeso. Na verdade, ele devia ter em torno de 30 anos, portanto, para nós ele não seria tão novo, mas para o padrão da época ele ainda era considerado jovem. Foi posto a Timóteo um grande desafio, e dentro desse desafio estava incluso não deixar ser desprezado pelo fato de ser jovem.
E esse era o primeiro conselho de Paulo: Não deixe que te desprezem por você ser jovem!
É absolutamente normal que as pessoas hoje em dia tenham desconfiança com os mais novos, afinal, eles têm falta de experiência, conhecimento de mundo, possuem acesso a muita informação, mas não têm tanta sabedoria, então, é comum que as pessoas tenham esse preconceito para com os mais novos e é essa a barreira que Timóteo tem que ultrapassar. Perceba que Paulo não fala aos outros, fala a Timóteo, ou seja, não são as pessoas que devem parar espontaneamente de desprezar Timóteo, mas ele precisa mostrar que não deve ser desprezado por ser Jovem. Com isso, aprendemos que precisamos nos vitimizar menos e olhar mais pra nós mesmos para crescermos em maturidade e para que isso seja percebido em nós pelos outros.
Mas como você fará isso? Como se ganha o respeito das pessoas? Como se vence a barreira dessa desconfiança?
Justamente seguindo o padrão dos fiéis que Paulo fala.
Devemos ser um modelo, nos tornar uma referência para outros, devemos ser luz nesse mundo, um bom exemplo a ser seguido, devemos um modelo de crentes fiéis.
E nesse verso Paulo menciona 5 áreas principais nas quais devemos ser esse exemplo.


E a primeira área é na palavra (maneira de falar).

Jesus disse que a nossa boca fala do que está cheio o nosso coração, e que nós prestaremos conta de toda palavra frívola saída da nossa boca. Se isso é verdade, e de fato é, do que nós temos alimentado a nossa mente? Nosso coração está cheio da palavra? A palavra de Deus é a revelação do Senhor para as nossas vidas, o nosso coração está preenchido dessa revelação? Deus tem se manifestado na nossa maneira de falar?
Nós precisamos ter o coração cheio da palavra para que a nossa boca seja um canal de edificação aos outros. Se quisermos, realmente, ser um padrão dos fiéis, precisamos saber dar razão à nossa fé para incrédulos, consolar os abatidos, exortar aqueles que precisam de exortação, entretanto, isso só será possível gastando tempo com a palavra do Senhor para que de fato manejemos bem a palavra da verdade. Quem lê e estuda a palavra tem o que dizer e esse é um dever de todos nós. Existe um jargão muito falacioso que diz que “a palavra tem poder”, mas a nossa palavra não tem poder algum, a palavra de Deus sim, ela consola, ensina, corrige, levanta o abatido, salva o pecador. O mundo foi criado através da palavra de Deus, a palavra Dele tem poder, a nossa não, por isso precisamos nos deter na palavra para que o nosso falar esteja permeado com verdade e isso é ser padrão dos fiéis na palavra.

Outras duas considerações importantes sobre o nosso falar:

Nosso linguajar não pode ser mentiroso. (Ef. 4:25)
A verdade, muitas vezes, é difícil de dizer, mas sempre será o certo a se fazer. Muitos relacionamentos são destruídos porque são baseados na mentira, amizades se desfazem, casamentos se destroem, famílias se decepcionam. O diabo é o pai da mentira, se a verdade dói, uma mentira descoberta causa mais dor ainda. Se quisermos agradar a Deus e ser padrão dos fiéis na palavra, precisamos sempre falar a verdade.

Nosso linguajar não pode ser torpe. (Ef 4:29)
Não podemos nos conformar com a linguagem obscena deste mundo, no mundo a sujeira na fala está por todos os lados, nas músicas, nos filmes, nas piadas e na internet de forma bem expressiva.
Parece que o "ser legal" de hoje é ter palavrão no vocabulário. Não há mais pudor, nem modéstia, todavia, precisamos lembrar que não é o mundo quem dita padrão da nossa fala, mas sim o Senhor nosso Deus.



No Procedimento...

Outro ponto é que não podemos ser cristãos somente "de fala". Podemos até falar muito bem, mas a nossa vida pode não corresponder com o que falamos. Se quisermos ter crédito naquilo que dissemos, nós não podemos contradizer as nossas palavras com as nossas atitudes, não adianta falar bem de amor se não se ama, não adianta sempre falar de paz e ser alguém violento, muitas pessoas nunca nos ouvirão falar, elas só verão as nossas atitudes e, muitas vezes, as nossas atitudes gritam mais alto do que as nossas palavras. Se quisermos ser padrão dos fiéis, devemos fugir da hipocrisia, da contradição entre palavra e atitudes, não adianta querer parecer santo com as palavras sem ser santo nas atitudes, por isso, somos chamados para ser santos em todo nosso procedimento.
1 Pedro 1:15-16 diz: “Pelo contrário segundo é santo Aquele que vos chamou tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, 16- Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.


No amor....

O amor é o maior de todos os dons, ele o dom supremo, a bíblia diz que “aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor.” Como já disse A.W. Tozer:

“A prova pela qual toda conduta será finalmente julgada é o motivo. Como a água não pode subir mais alto do que o nível, assim a qualidade moral de um ato nunca pode ser mais elevada do que o motivo que inspira. Por esta razão, nenhum ato procedente de um motivo mau pode ser bom, ainda que algum bem pareça resultar dele. Toda a ação praticada por ira ou despeito, por exemplo, ver-se-á, afinal, que foi praticada a favor do inimigo e contra o reino de Deus”¹

1 Cor 13:3 diz “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que eu entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.”

Esse é um texto muito bonito sobre amor que é lido inclusive em muitos casamentos, mas, às vezes, esquecemos de atentar para a profundidade do seu ensino.
Diante de Deus não basta nossas palavras serem bonitas, nossas atitudes serem corretas, se aquilo que nos motiva não é legítimo. Deus não vê como o homem vê. Você pode ajudar muitas pessoas, mas o que motiva você pode ser, simplesmente, sua auto promoção, no fim você pode estar mais preocupado em parecer bom do que em ser bom, Deus vê o nosso íntimo e não adianta fazer o bem se a nossa motivação é errada.
Vamos pensar no texto bíblico: Se você pegasse todos os seu bens, todas as suas riquezas, tudo aquilo pelo qual você tanto trabalhou e distribuísse entre os pobres, provavelmente, irá sair uma reportagem no fantástico sobre você e muita gente vai aplaudir e admirar o seu ato, mas se sua motivação não for correta, ou seja, se não houver amor, para Deus de nada vale.
Da mesma forma, se você entregasse seu corpo para ser queimado como um mártir, é possível que os livros de história estudem sobre você, ou muitas pessoas o conhecerão e te terão como herói, porém, diante de Deus, se não houver amor, de nada adiantará.²
Não bastam só palavras e atitudes, se não houver amor, de nada adiantará.   

Na fé...

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Hebreus 11:1
A bíblia também diz que sem fé é impossível agradar a Deus.
Ser um homem ou uma mulher de fé sempre será algo desafiador, sempre haverá circunstâncias que tentarão abalar a nossa fé, sempre haverá pessoas que tentarão nos seduzir a não crer no nosso Deus, mas sempre devemos confiar em Deus pois Ele nunca falhou e nunca falhará nas suas promessas. No barco da vida nós nos assustamos com as tempestades e somos tentados a esquecer que mesmo em meio a tempestade o Jesus que caminha sobre as águas permanece sempre o mesmo, e águas que tanto nos assustam estão debaixo dos pés. Se estamos com Ele não temos motivos pra temer, não temos motivos pra nos desesperar, se estamos com Ele, temos tudo que precisamos, independentemente do destino que a tempestade nos leve, Ele permanece o Senhor dos mares que fala e elas O obedecem, precisamos crescer dia a dia em fé e esse crescimento vem pela palavra. Spurgeon dizia “Estuda a palavra para que a tua fé não esteja fundada em sabedoria dos homens mas no poder de Deus”. Se quisermos ser padrão dos fiéis, precisamos ser homens e mulheres de fé.

Na Pureza...

Talvez hoje em dia, o maior de todos os desafios pra um jovem seja se manter puro no relacionamento, na mente, no coração. Em várias áreas da nossa vida somos afetados com o mundanismo, o mundo não vê o sexo como o cristão vê, o mundo não enxerga o namoro como o cristão deve enxergar, o mundo está carregado de sensualidade por toda a parte e a bíblia diz que, se os nossos olhos forem maus, isso afetará todo nosso corpo, por isso precisamos ser vigilantes o tempo todo e não nos conformarmos com este mundo. Somos diferentes, pensamos diferentes, agimos diferentes e temos motivações diferentes, o mundo não deve achar lugar no nosso coração. Nossos pensamentos e sentimentos devem estar cheios de Deus, pois Deus é puro, Deus é santo. E devemos ser como Ele. Nosso padrão é Deus e se queremos ser padrão dos fiéis devemos ser como Ele, não para a nosso glória mas para a glória Dele, pois Ele é digno.



1 http://www.luz.eti.br/cr_absolutaimportancia.html.
2 Parágrafo baseado no vídeo de Yago Martins "Porque você faz o que você faz?".

16 comentários:

  1. Fantástico,gostei de mais e aprendi muito! Que Deus abençoe este autor(a) que foi verdadeiramente inspirado por Deus!

    ResponderExcluir
  2. Belíssima palavra, Deus continue usando sempre...

    ResponderExcluir
  3. Muito edificante, feito com carinho, a gloria é de Deus, siga assim!

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus, palavra edificante, estão todos de parabens, que o nome de Deus seja glorificado através da vida de voces, em nome do senhor Jesus amém.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que sensacional! Texto maravilhoso, Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  6. obrigado vou pregar e fala sobre esse tema vou estudar bastante

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou muito, obrigada! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Fiel palavra e digna de toda aceitação... Maravilha

    ResponderExcluir

  9. Vou pregar esse tema no domingo Deus abençoe

    ResponderExcluir