Nenhuma verdade bíblica é mera compreensão intelectual, a teologia sempre foi e continua a ser estudada de forma a levar os cristão à uma atitude santa em relação a Deus.
O conhecimento das doutrinas da graça, por exemplo com o entendimento de quem éramos e da impossibilidade de chegar até Deus por nós mesmos nos leva a ter uma atitude tanto de gratidão a Deus por sua eleição, quanto de humildade quanto para com o outros, pois se é sabido que em nada há mérito algum nosso, contudo o calvinismo por oferecer um raciocínio lógico bíblico consistente levam muitos meninos ao oposto: à arrogância, o escárnio, a chacota, atitudes que contrariam todo ensino soteriológico bíblico, agem como se tivessem chegado à compreensão por mérito próprio e não por graça, provavelmente você já conheceu alguns destes.
Entenda, eu não quero com isso desmotivar o estudo bíblico de quem quer que seja, nem falar como alguém que não passou por uma fase como essa, mas alertar que a maturidade vai fazer você se arrepender de muita coisa dita no afã de ser o Lutero ou o Calvino desta geração.
Dito isto, gostaria de deixar alguns ponto para reflexão.
1. Arrogância não é resultado de muito estudo ortodoxo, acredite é sinônimo de pouco, a verdadeira ortodoxia sempre nos leva a humildade.
2. Arrogância dificilmente leva alguém a mudar de opinião, você só deixará as pessoas mais inflamadas a defenderem sua posição.
3. Jesus era manso com as ovelhas e duro com os lobos. Nunca inverta esta ordem.
4. Ore por aqueles que não concordam com este ensino. Você entendeu por graça com eles não será diferente.
Por fim, humildade talvez seja o nosso maior desafio nesta terra, mas sempre lembre-se da Cruz, se Deus é humilde quem somos nós para não sermos.
1 comentários: